Fone: (48) 3237-9137

Fone: (48) 3237-9137

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Saúde Bucal » Restauração Adesiva
Restauração Adesiva

http://ciosc.com.br/ciosc/images/restauracao.jpg

 


O que é?


A restauração adesiva é a aplicação de resina composta da cor do dente para reparar um dente com cárie, lascado, fraturado ou pigmentado. Diferentemente das coroas, que são fabricados em laboratório e exigem um moldagem personalizada para se conseguir uma coroa adequada, o procedimento como a restauração adesiva pode ser feito em uma única consulta. O procedimento é restauração adesiva porque o material restaurador preenche e se adere ao dente.

Para que é utilizado?


A restauração adesiva está entre os procedimentos de cosmética dentária mais fáceis e menos caros. A resina composta utilizada nessa técnica pode ser modelada e polida para ficar identica a um dente natural. Na maioria das vezes, a resina composta é utilizada para fins estéticos no sentido de melhorar a aparência de um dente pigmentado ou lascado. Também pode ser utilizado para diminuir os espaços interdentais, para aumentar o tamanho ou modificar o formato e a cor dos dentes.

Algumas vezes, a resina composta também é utilizada como alternativa cosmética às restaurações de amálgama ou para proteger parte da raiz do dente que esteja exposta pela retração da gengiva.

Preparação A anestesia geralmente não é necessária, a menos que o adesivo esteja sendo utilizado para restaurar uma cárie.

Como é feito


Seu dentista utilizará um guia de cores para selecionar a cor da resina composta que mais combine com a cor do seu dente.

Uma vez escolhida a cor, o dentista irá preparar a superfície do dente para torná-la áspera, com o uso de uma solução ácida. Após isso, o dentista irá aplicar um líquido condicionante para ajudar na aderência da resina composta.

Quando o dente estiver preparado, o dentista aplicará a resina composta da cor do dente. A resina é modelada e alisada até que atinja o formato adequado. Então, o material é endurecido (polimerizado) com auxílio de laser ou luz ultravioleta.

Depois que o material endurecer (polimerizar), os excessos serão removidos e será dado o polimento até ficar com o mesmo brilho da superfície dos outros dentes.

Normalmente esse procedimento leva cerca de 30 minutos a uma hora para ser concluído. Se você tiver mais do que um dente para ser restaurado, talvez você precise agendar várias consultas.


Chá, café, cigarro e outras substâncias podem manchar a resina. Para prevenir ou minimizar as manchas, é necessário evitar a ingestão de bebidas ou alimentos com muito corante nas primeiras 48h após o procedimento. Além disso, escovar sempre os dentes e fazer limpeza com um dentista com regularidade vai prolongar a vida útil de sua restauração.

Riscos


A resina composta utilizada no adesivo não é tão resistente quanto um dente natural. Roer as unhas, mastigar gelo ou morder a caneta, pode fraturar o material.

Quando ligar para um profissional


Nos dias seguintes à aplicação da resina, ligue para o seu dentista se você notar pontas na restauração ou se você sentir alguma interferência em seu dente ou ao dar uma mordida.


http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/cosmetic-dentistry/bonding/article/bonding

Copyrights © 2013-2017 CIOSC. Todos os direitos reservados.

secretaria@ciosc.com.br

Ligue agora e marque uma consulta: (48) 3237-9137

Endereço: Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, nº 179, Morro das Pedras, Florianópolis/SC, Sul da Ilha. Amplo estacionamento para sua comodidade. Fones: (48) 3237-9137 / 9156-4049 / 9156-4050 / 9156-4051.

Atendemos também em Criciúma: 9919-2721 / 9156-4049 e no Kobrasol: (48) 9997-0000. Resp. Técnico: Dr. Everton P. Camilo, CRO-SC 3334

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2015 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.