Fone: (48) 3237-9137

Fone: (48) 3237-9137

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Saúde Geral » Respiração
Respiração

http://www.botanicchoice.com/blog/wp-content/uploads/2012/11/lungs.jpgFunção: Fornecer oxigênio para as células que compõe os tecidos do  nosso corpo e retirar o gás carbônico que é formado pelas células ao exercerem as funções.

Para que as células produzam energia para vivermos é necessário a participação do oxigênio. Este oxigênio é fornecido através da respiração, que ao inspirarmos estamos recebendo o oxigênio e ao expirarmos devolvemos o gás carbônico de volta ao meio ambiente. Porem devemos nos lembrar que o oxigênio tem um caminho a seguir ate chegar na célula.

Sabemos que o nosso corpo é formado por células diferentes que exercem funções distintas. E para que essas funções sejam exercidas de maneira correta, o oxigênio exerce um papel de suma importância. Ao ser inspirado através do nariz, segue através da laringe e da traqueia chegando aos pulmões onde entrara na corrente sanguínea através de membranas muito delicadas situadas nos alvéolos, e recebe o gás carbônico para ser expelido . Quando inspiramos o ar pelo nariz, ele chega aos pulmões limpo, úmido, e aquecido, porque já foi limpo das impurezas que ficaram grudadas nos pelinhos do nariz, ficou úmido com o ambiente úmido da cavidade nasal , bem como aquecido pelo calor do sangue contido nos vasos sanguíneo da mucosa nasal. Assim quando inspiramos o ar pelo nariz, recebemos ar saudável, por outro lado ao inspirarmos pela boca o ar chega aos pulmões, frio, seco e  sujo. Assim concluímos que se respiramos pela boca a nossa saúde estará comprometida, uma vez que os pulmões sofrerão agressões com este ar inadequado, bem como o sangue entrara em contato com um ar de ma qualidade.

Doenças das vias aéreas superiores tais como sinusites, renites, amigdalites, faringites, bem como otites(dores de ouvido), tem na respiração bucal seu principal fator desencadeante. Outros distúrbios tais como déficit de atenção, sonolência diurna, gases estomacais, fadiga, cansaço, cefaleias frequentes, gripes frequentes também são oriundos de uma respiração inadequada.

Também temos aqui os problemas relacionados ao sono inadequado com apresentação de quadro de apneia do sono (obstrução das vias aéreas) que pode acarretar ate mesmo infarto cardíaco, diabetes (acides sanguínea).

Temos observado na clinica diária que os pacientes com problemas respiratórios são os que apresentam os prognósticos menos favoráveis, com tratamentos mais extensos, principalmente os tratamentos ortodônticos e ortopédicos.

Sinais e sintomas que apresentam as pessoas com distúrbio respiratório:

- Ao dormir: Ronco, salivação no travesseio, apneia, boca seca.

- Durante o dia: Sonolência frequente, desatenção, fraqueza, irritabilidade, boca habitualmente aberta, cansaço com facilidade, falta de equilíbrio, mastiga de boca aberta (porque tem que mastigar e respirar simultaneamente)

- Aspecto físico do respirador bucal: Face geralmente estreita(devido pouco desenvolvimento dos seios faciais)com aspecto de cansaço, podendo apresentar olheiras, narinas estreitas e pouco desenvolvidas, boca aberta ou entreaberta.

- Hipodesenvolvimento torácico (região dos pulmões pouco desenvolvida).

- As consequências são as piores possíveis tais como: aumento da acidez no sangue, propensão ao diabetes devido aumento nos níveis de glicose no sangue e também redução da oxigenação cerebral.

- Podemos observar que algumas pessoas apresentam respiração mista ou seja, bucal e nasal, apresentando os problemas acima citado menos graves ou parciais.

Então o que devemos fazer?

Devemos, como pais, professores, médicos, dentistas, identificarmos estas pessoas com alguma característica acima citada e encaminha-la para que seja iniciada uma terapia o mais precocemente possível, mesmo na mais tenra idade. O tratamento envolve profissionais das mais diversas áreas tais como, medico, dentista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, educadores físicos.

Quem devemos procurar ?

Médicos pediatras, otorrinolaringologistas, dentistas odontopediatras, ortopedistas funcionais dos maxilares, ortodontistas.

Dr. Everton Pedro Camilo CD- CRO 3334.
Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Implantodontia.

Copyrights © 2013-2017 CIOSC. Todos os direitos reservados.

secretaria@ciosc.com.br

Ligue agora e marque uma consulta: (48) 3237-9137

Endereço: Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, nº 179, Morro das Pedras, Florianópolis/SC, Sul da Ilha. Amplo estacionamento para sua comodidade. Fones: (48) 3237-9137 / 9156-4049 / 9156-4050 / 9156-4051.

Atendemos também em Criciúma: 9919-2721 / 9156-4049 e no Kobrasol: (48) 9997-0000. Resp. Técnico: Dr. Everton P. Camilo, CRO-SC 3334

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2015 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.