Clareamento dental
O clareamento dental é um tratamento muito usado para melhorar a aparência de dentes escurecidos e amarelados. Os métodos podem ser realizados na clínica ou em casa com um gel clareador, no tratamento clínico os resultados são vistos de imediato já o tratamento caseiro dura em média três semanas. O clareamento pode causar uma sensibilidade temporária, o tratamento tem duração média de dois anos.
Para que os resultados sejam aparentes e duradouros é necessário cuidados, durante o tratamento existem algumas exigências: como não fumar e a proibição da ingestão de alguns alimentos que podem causar o escurecimento dos dentes como os refrigerantes molhos de tomate, café, vinho, açaí, etc.
Por que os dentes escurecem?
Existem variadas causas para o escurecimento dos dentes, como o tratamento de canal por meio da utilização dos produtos para o tratamento, o uso de antibióticos por um longo período de tempo, a necrose pela morte da polpa dental e também os alimentos que contém elementos que mancham os dentes.
Alimentos que causam o escurecimento
• Refrigerantes: Por ter o efeito ácido, cria a sensibilidade e danifica o esmalte dos dentes.
• Vinhos: O vinho tinto, com sua composição da pigmentação da uva e o álcool, pode causar manchas nos dentes.
• Álcool: O álcool contêm substâncias que causam corrosão, ocorrendo também o enfraquecimento do tecido bucal.
• Cigarro: No cigarro a substância que agredi a saúde bucal é a nicotina que além de causar o escurecimento dos dentes, causa também a irritação da gengiva.
• Café: Os pigmentos contidos no café podem manchar os dentes de forma imediata, é recomendável que logo após o consumo realizar a escovação ou ao menos um bochecho com água.